domingo, 19 de novembro de 2006

DIRECTIVAS DO DIA DE LUTA NACIONAL DE ALUNOS


DIA DE LUTA NACIONAL DOS ESTUDANTES
22 NOV. 2006


DIRECTIVAS DO DIA DE LUTA NACINAL DE ALUNOS:

CONSELHO EXECUTIVO:
HIGIENE NO BAR E NAS CASAS DE BANHO:
Onde estão as luvas e o chapéu que as funcionárias do Bar têm que usar?
Onde está o sabonete e o papel higiénico nas casas de banho?
Tudo isto nos foi prometido, mas até agora continua a faltar higiene no Bar e nas casas de banho. As funcionárias do Bar têm que usar luvas para servir os alunos e deixar de uma vez por todas aquele pequeno hábito de pegar no guardanapo depois de levar o dedo a boca de modo a que fique molhado, como se fosse virar a página de um jornal!
É inadmissível, que falte papel higiénico e sabonete nas casas de banho, pois são dois bens necessários á higiene pessoal dos alunos.

D.R.E.N.:
SITUAÇÃO DA CALDEIRA:
Prometida há muito, até agora nada foi feito.
Queremos mais pressão do C. Executivo á D.R.E.N. neste assunto.
Será prá semana???

CONSELHO EXECUTIVO:
DEMOCRACIA NA ESCOLA.
Passa por que se crie o hábito de semanalmente ou até mensalmente o C. Executivo convocar reuniões com todos os pais e alunos, professores e auxiliares de educação para se discutir a situação da escola, novas medidas a tomar sobre a escola, sobre os alunos. Passa por que toda a comunidade escolar contribua e tenha voz activa no funcionamento da sua segunda casa, do seu trabalho, do local onde os pais depositam confiança para deixar o seu filho.
Queremos uma escola democrática em que todos sejam ouvidos, respeitados e livres de preconceitos.

MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO:
REESTRUTURAÇÃO DAS AULAS DE SUBSTITUIÇÃO.
Uma medida urgente para o aproveitamento e desenvolvimento do aluno, e do professor. Uma vez que são para continuar, as aulas de substituição têm de tomar outro formato. Até agora as aulas de substituição têm servido para o aluno pôr a conversa em dia, falar com o professor, fazer jogos, fazer os trabalhos das outras disciplinas....
Para o bom funcionamento das aulas de substituição, o professor iria com uma aula preparada que nada tinha a haver com a sua disciplina nem com a disciplina que iria substituir. Ou seja, o professor iria com uma aula preparada sobre um qualquer tema de cultura geral, e na aula fazia um trabalho de grupo com a turma que foi substituir, sobre o tema escolhido pelo professor.
Desta forma os alunos não iriam perder a aula, mas sim iam ter uma aula diferente e bastante produtiva. Tanto para o professor como para o aluno a aula de substituição não ia ser uma seca, mas pelo contrario poderia ser uma aula divertida e acima de tudo produtiva, se calhar até mais do que a aula regulamentar que os alunos iam ter.
Fica o apelo, a todos os professores que fazem substituições, de começarem a preparar mais uma “aulinha” por semana, se calhar nem isso, para que tudo comece a correr melhor.
Fica o apelo, também a todos os alunos, que comecem a aceitar as aulas de substituição e a tentar junto dos professores melhora-las, uma vez que não as podemos destronar por muito barulho que façamos. Quando fizermos muito, mas mesmo muito barulho, vamos conseguir destronar não só as aulas de substituição, mas todo o ensino, de modo a que se implemente um ensino mais justo, igualitário, verdadeiramente sem custos! Tudo isto está nas nossas mãos!

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO:
PROCESSO DE BOLONHA
Este é o processo de reestruturação do ensino superior, que visa igualizar o ensino superior em toda a Europa.
Vai dividir os cursos em 2 ciclos: 3+2 ou 4+1, sendo o 1º ciclo a licenciatura e o 2º o mestrado. Ou seja, menos tempo de ensino (3 anos licenciatura) equivalem a menos qualificações e consequentemente um ordenado mais baixo.

Antigo Regime – 5 anos Bolonha – 3 anos
Propinas 900 Euros (entre 2002 e 2005, desistiram 1500 alunos na U. Minho e 5000 na U. Coimbra) 1200 Euros no 1º ciclo e para frequentar o 2º ciclo 3000 a 4000 Euros ano. Imaginem quantos alunos vão desistir!
Financiamento Estado Português. União Europeia, o fundo é dado mediante a classificação da faculdade. O aluno vai pagar mais para frequentar uma faculdade pior!
Horários Tinham flexibilidade, principalmente os trabalhadores estudantes Horário de 40horas semanais (horário de qualquer trabalhador); A quem faltar é-lhe retirado 10% da nota, ou seja ninguém vai poder trabalhar para pagar os seus estudos.
Por estes e muitos mais “contras” que o Processo de Bolonha tem, a Associação de Estudantes apela que se juntem a nós nesta luta por um ensino superior realmente público e justo.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO:
AVALIAÇÃO CONTÍNUA:
Onde está a avaliação contínua, quando os alunos têm que fazer um exame nacional com o peso de 25%?
Para se ter uma avaliação verdadeiramente contínua, nenhum exame pode ter um peso superior aos testes feitos durante o ano. Os exames nacionais valem 25 a 30% da nota final do aluno, esses exames têm a duração de 2 horas a 3 horas, logo, o aluno decide um ano de estudo em 2 ou 3 horas....ainda acham que temos uma avaliação verdadeiramente contínua???

D.R.E.N.:
RECINTO DE JOGOS E DE PRÁTICA DE MODALIDADES DESPORTIVAS EXTERIOR:
Tem um piso escorregadio, e uma formação curva!
Torna-se um perigo para a comunidade estudantil e para outros frequentadores deste recinto. Na altura em que a escola foi construída, foi a D.R.E.N. a que o fez, só a D.R.E.N. o pode alterar e fazer a manutenção deste recinto. Por isso esperamos que rapidamente o recinto comece a ser alterado, no sentido de criar melhores condições aos alunos e garantir a segurança dos mesmos.

CAMARA MUNICIPAL DE FELGUEIRAS:
Dado que ultimamente muitos docentes e alunos da nossa escola têm sido multados pela guarda nacional republicana, por haver falta de comunicação e pouca afinidade entre três entidades (câmara municipal, GNR e c. Executivo E.S.F), está na altura de se fazer uma paragem de autocarros decente em que os alunos se dirijam para ela seguramente, e que os autocarros quando parados não congestionem o transito!
Também é conveniente e urgente que se faça uma paragem para velocípedes uma vez que são vários os alunos que se dirigem para a escola de motociclo.
Será que também é para a semana???


POR TODA A COMUNIDADE ESCOLAR, A ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES VAI LEVAR A CABO NO PROXIMO DIA 22 DE NOVEMBRO, QUARTA-FEIRA, UM DIA DE LUTA NACIONAL DOS ESTUDANTES.
APELAMOS Á VOSSA PARTICIPAÇÃO, EM MANIFESTAÇÃO CONTRA TUDO O QUE NESTA ESCOLA E EM TODO O ENSINO EM PORTUGAL ESTÁ MAL!
TODOS CONSEGUIMOS!

CUMPRIMENTOS DE TODOS PARA TODOS!

ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES E.S.F.