segunda-feira, 6 de novembro de 2006

Greve da Função Pública

A ofensiva do governo Sócrates sobre os trabalhadores não tem limites. A coberto da maioria absoluta de deputados e do apoio e compadrio do Presidente Cavaco, eis que esta dupla maravilha se empenha obstinadamente em liquidar direitos e conquistas duramente alcançados por quem trabalha. A idade da reforma e o seu valor, as pensões, o subsídio de desemprego, os despedimentos que se preparam de milhares de funcionários públicos, as taxas na saúde… nada escapa à fúria do governo PS. A cartilha de politicas neo-liberais deste e dos anteriores governos degrada a vida de todos, sejam trabalhadores do público ou do privado, reformados ou estudantes. Nós somos filhos de trabalhadores e sentimos na pele todos os ataques deste governo. Por outro lado, achamos que as politicas que estão por trás destes ataques, são as mesmas que provocam um desinvestimento no ensino público fazendo com que o binómio ensino\aprendizegem perca qualidade a cada ano que passa.
Neste momento, ainda que predomine o desencanto e a situação defensiva de quem tem sido mais afectado pela política governamental, há que procurar inverter a desmoralização latente em alguns sectores, apoiarmo-nos na raiva e na revolta que vai dentro de cada um de nós, e acreditar que é possível travar o governo Sócrates. A vitoriosa mobilização dos professores no dia 5 de Outubro marcou um ponto importante neste retomar da luta, mas para que a luta seja realmente consequente, tem de haver uma união de todos os trabalhadores e de todos os cidadãos.


Por estas razões, a Associação da Escola Secundária de Felgueiras vem por este meio solidarizar-se com os funcionários públicos que fizerem greve nos dias 9 e 10 de Novembro.

Sem comentários: